Quem sou…

Quem Sou

Carolina Withaker

Artista plástica, faço arte no Brasil, ou ainda, na América, no sentido amplo; mas, como disse Mario de Andrade, […]acontece que sou brasileira”; e gosto de se-lo. Vivo integrada numa cultura com a qual, desde sempre estabeleci compromisso, sem abrir mão da individualidade. Para isso, paguei alto preço; mas valeu, porque fiquei livre para criar : pintura, escultura, adornos de cabeça ou de corpo, joias e até embalagens…

Carolina Whitaker, leque barroco ornado de anjos com pássaro mensageiro

 

“Estranhos, né? , Que diferentes…!-  Pessoas próximas, sempre davam conselhos, seguidos da receita: – Carolina, você está dispersa; precisa procurar uma linha…  Que raio de linha era essa, já que tudo que eu fazia estava estreitamente ligado a minha expressão artística?!

Ou seria um rótulo tranquilizador o que faltava? Então, eu me voltava para os livros e para a música – grande esteio… e continuava criando.

Numa ocasião, uma pessoa que admirava minha arte, falou de palestras que cenógrafos estariam participando; foi assim que conheci Cyro del Nero e foi este respeitado  artista cenógrafo que após folhear meu catálogo atentamente, com uma frase,  -“Você é uma grande artista plástica”- fez o “caleidoscópio da vida”, finalmente fixar-se e me entendi como uma artista barroca/ surreal /onírica.